A fim de manter a qualidade dos materiais utilizados, a Moratta realiza o controle tecnológico do concreto usinado em suas obras.

O controle tecnológico do concreto é realizado a partir de ensaios para verificar se o material entregue no canteiro de obras possui as propriedades definidas em projeto, além do cuidado no recebimento e da realização de rastreabilidade. O objetivo principal é garantir o desempenho estrutural e evitar patologias futuras.

Um dos ensaios se chama Abatimento do Tronco de Cone (Slump Test) que é adotado para verificar a trabalhabilidade do material. O outro ensaio é realizado em laboratório, porém as amostras (corpos de prova) são coletadas no canteiro, este é o ensaio de Ruptura do Concreto onde verifica a resistência do material já endurecido.

Estes testes poderiam ser fornecidos pela concreteira, porém existem diversos fatores que também podem interferir nos resultados e que precisam ser controlados no momento do recebimento como: quantidade de aditivos adicionados na obra, quantidade de água adicionada na obra, tempo de descarga do concreto e validade do mesmo.

Para completar o controle é necessário realizar a rastreabilidade do concreto, ou seja, é preciso saber em qual elemento foi utilizado o concreto de determinado caminhão para poder rastrear, caso necessário.

Confira como foi a concretagem dos pilares, viga e laje do 2° pavimento tipo:

×