Casal visitando apartamento

Muitas pessoas associam a qualidade de um empreendimento/apartamento apenas ao acabamento final: rebaixo de gesso, cores da parede, porcelanato, portas brancas, etc….

Aqui na Moratta, a qualidade já se inicia no projeto, coisa que muita gente desconhece. Todos os cuidados tomados durante a fase do projeto e execução da obra fazem a diferença durante o uso do imóvel.

Os materiais utilizados são frutos de escolhas baseadas em normas e procedimentos criados justamente para que se obtenha o máximo de desempenho deles. É por isso que, além do preço de um imóvel, temos que enxergar o valor que ele proporciona.

Como a compra de um apartamento está atrelada, muitas vezes, à realização de um sonho, essa decisão não é tão simples de ser tomada. Pensando nisso, resolvemos trazer esse conteúdo com 10 dicas para você fazer a escolha mais assertiva possível e saber como comprar um apartamento. Acompanhe!

1 – Leve a segurança em consideração.

Quando falamos em segurança, é importante que você analise não só o bairro onde fica localizado o apartamento, mas também os bairros próximos ao prédio ou condomínio.

Durante as visitas ao apartamento em que você se interessou, aproveite para se certificar se existem câmeras de segurança, portões automáticos e demais itens que garantam ainda mais segurança para você e sua família.

2 – Tenha em mente o tamanho e a quantidade de cômodos do apartamento.

Para fazer essa escolha, é importante que você analise quais são as suas necessidades, planos para o futuro e o número de pessoas que vão morar com você, até porque isso impacta diretamente no número de cômodos que o apartamento precisa ter.

  • Pretende ter filhos?
  • Tem animais de animação?
  • Gosta de cozinhar e prefere uma cozinha maior?
  • Vai trabalhar no modelo “home office”?

Essas são algumas perguntas que poderão te ajudar a ter uma noção do tamanho do apartamento ideal.

3 – Verifique se o bairro terá o que você precisa.

Além da segurança como falamos no item 1, existem outros pontos a serem analisados em relação ao bairro.

Para que você tenha uma boa qualidade de vida, o bairro precisa combinar com a sua rotina e oferecer serviços que satisfaçam as suas necessidades.

Veja se existe mercado, farmácia, posto de combustível e outros estabelecimentos relacionados a serviços essenciais nas proximidades do prédio. Isso além de facilitar sua vida, é um item fundamental para determinar a valorização de um imóvel.

4 – Confira a estrutura do condomínio.

Entenda como é a cultura do local do condomínio e pesquise sobre serviços oferecidos como reciclagem do lixo, frequência de limpeza das áreas comuns, regras de convivência, questões de dedetização e entre outros. Além disso, dê uma olhada na academia, piscina e playground.

É importante que você entenda que os condomínios oferecem benefícios e, em troca, você precisa oferecer comprometimento. Regras de convivência, cuidado e zelo com as áreas comuns são fundamentais ao morar em um prédio.

5 – Preste atenção nos ruídos.

Caso o apartamento se localize em uma rua ou avenida movimentada, podem surgir ruídos de automóveis, obras, vozes de pessoas e etc. Até mesmo em locais considerados calmos, os apartamentos dos primeiros andares podem ser impactados por ruídos como carros saindo da garagem ou crianças brincando na área de lazer.

Algumas pessoas não se incomodam com isso e outras, apesar de não gostarem, acabam se acostumando. Entretanto, esse é um ponto importante que deve ser analisado no momento do investimento em um apartamento.

Procure por empreendimentos que tenham a preocupação com essa questão, principalmente aqueles que possuem um projeto acústico, que vai detalhar todos os cuidados tomados para que o morador tenha todo o conforto que precisa.

6 – Sinta como é a ventilação no apartamento.

Apartamentos localizados em andares superiores, por exemplo, são beneficiados pela maior incidência do vento que propicia ao imóvel uma temperatura interna mais agradável até mesmo nos dias mais quentes.

A questão da ventilação não é importante somente no verão. No inverno, as doenças respiratórias são mais frequentes, uma vez que ambientes pouco arejados são o lar perfeito para fungos e bactérias.

7 – Não esqueça da luz solar (sua saúde agradece).

Imóveis que são privilegiados com a luz solar costumam ser mais caros e isso não é à toa. Sabemos que ter raios de sol entrando pelas janelas do apartamento faz bem à saúde de humanos, animais e plantas.

Para uma ótima incidência solar, a dica é escolher um apartamento nos andares superiores e com a frente voltada para o norte.

Empreendimento que possuam um projeto lumínico também devem ter sua preferência de escolha.

8 – Observe como será a vista.

Há vistas que proporcionam uma sensação de liberdade e outras que passam a impressão de confinamento. Por isso, é válido que você analise bem a vista que você terá ao fazer o investimento no novo apartamento.

9 – Procure pelos pontos fracos.

Cada imóvel terá pontos fortes e fracos de acordo com sua necessidade. Sempre vai existir algo que não lhe agrada, independente do imóvel e da localidade.

Durante as visitas, fique atento ao que você considera ponto fraco. Alguns deles podem ser as ruas que são muito movimentadas, dificuldades na locomoção, locais de difícil acesso e etc.

A pergunta que precisa ser feita para você mesmo nesse momento é: isso é um problema para mim?

10 – Escolha uma empresa que venda soluções em habitação e não apenas imóveis.

Vivemos em um momento de incertezas com relação a todos os problemas que a pandemia vem causando. Logo, queremos que todos se sintam seguros ao realizar este importante investimento: a compra do tão sonhado apartamento.

Para se certificar da segurança a respeito de uma marca de empreendimentos imobiliários, existem alguns pontos a serem analisados:

  • Qualidade: É muito difícil medir a qualidade de uma empresa, não é mesmo? Por isso, devemos considerar aquelas com qualidade certificada, pois significa que elas seguem as boas práticas e normas de construção. Pergunte como é feito o controle de qualidade dos materiais e da execução dos serviços e se por acaso existe alguma preocupação devidamente documentada com a parte acústica, por exemplo.
  • Histórico: Busque informações sobre os empreendimentos que a empresa já construiu. Todos os apartamentos de um condomínio já foram vendidos? Foram entregues no prazo? Existe atendimento pós-obra? Converse com corretores e pessoas do mercado imobiliário para saber mais sobre a empresa.
  • Qualificação da equipe: Veja se a empresa tem um escritório, se dá acesso à todas as informações e se está sempre pronta para atendê-lo. Visite as obras em andamento para observar a organização e segurança do canteiro. Empresas que atuam de forma planejada nas obras tendem a ter menos problemas durante a execução do empreendimento.
  • Acompanhamento de obra: A pior coisa que pode acontecer a uma pessoa que comprou um apartamento na planta é passar na frente da obra e não ver evolução no projeto. Por isso, é importante que a empresa forneça de forma transparente todas as informações sobre o seu planejamento, cronograma e andamento das obras.
  • Satisfação dos clientes: Converse com alguém que mora ou já negociou um imóvel com aquela empresa do qual você está pensando em comprar. Veja como é o atendimento pós-venda, observe a qualidade do produto entregue e a transparência nas negociações.

Nós da Moratta Empreendimentos Imobiliários, por exemplo, vendemos solução em habitação e não apenas imóveis.

Zelamos pela qualidade de todos os serviços e processos, até porque o planejamento minucioso em todas as etapas da obra, sem espaço para improvisos e a utilização de materiais de primeira linha, resultam em um produto com funcionalidade e durabilidade.

Seguimos um protocolo de pesquisas de satisfação onde são avaliados itens como atendimento, qualidade e assistência técnica. Os resultados são analisados e revertidos em melhorias, pois acreditamos que a inovação e a criatividade contribuem para a empresa antecipar-se às tendências do mercado.

Adquirir um imóvel Moratta é mais que um momento de mudança de fase ou etapa na vida: é a realização de um sonho.

Está pensando em comprar um apartamento? Entre em contato conosco!

Até o próximo post!

×