decoração apartamento lótus residence

Se você está procurando dicas para um apartamento decorado com metragens pequenas de forma funcional e tendo um ótimo aproveitamento de espaço, você chegou no lugar certo.

É bem verdade que existem algumas maneiras de aproveitar todos os cantos do imóvel e até mesmo criar aquela sensação de amplitude, sem deixar de lado o conforto, a beleza e a funcionalidade do cotidiano.

O que acontece é que muita gente acaba ficando perdida nessa hora, e por isso resolvemos trazer dicas e informações relevantes sobre o tema, além de apresentar o apartamento decorado do Lótus Residence, todo projetado pela arquiteta Lizandre Lorentino. O empreendimento fica no bairro Guarani, em Brusque, Santa Catarina.

fachada lótus residence

Conceitos iniciais para apartamento decorado

Por mais que o apartamento tenha uma área interessante e seja bem dividido, isso de nada adianta se você não pensar num projeto que aproveite todos os espaços da melhor maneira possível.

No apartamento do Lótus Residence, por exemplo, logo na entrada, nós tínhamos um recuo na parede, e com isso nos beneficiamos para construir ali um armário que serviu de vassoureiro.

Junto do armário, trouxemos um painel com cabideiro, para que assim que o morador chegue em casa, ele tenha um espaço para pendurar uma bolsa ou casaco, por exemplo.

Você já ouviu falar do conceito de “menos é mais”? Pois bem, ele tem a ver com o estilo minimalista, e surge como uma opção para decoração de apartamentos de maneira funcional.

Trata-se de desapegar de tudo aquilo que não faz falta para o seu dia a dia, a fim de evitar excessos e não ter uma decoração “claustrofóbica”. Esse é um cuidado essencial para um apartamento com metragens reduzidas.

A organização é fundamental. Quando algo está fora do lugar, pode parecer que o espaço seja menor do que ele realmente é. Por isso, evite ao máximo deixar o apartamento desorganizado.

Tendo em mente esses conceitos, podemos partir para as dicas de decoração e para os detalhes do apartamento decorado do Lótus Residence.

1 – Integre ambientes

Algo que deixa os ambientes mais modernos, práticos e ainda transmite a sensação de estar em um ambiente maior é a integração de ambientes, principalmente em um apartamento pequeno decorado.

É possível integrar o living/sala de estar com a cozinha, a cozinha com a varanda ou o home office com a sala de estar, como foi feito no Lótus Residence.

Logo após a entrada do apartamento, tínhamos uma passagem de circulação com acesso ao living, mas era uma circulação até que avantajada, e com isso nós aproveitamos para construir um espaço de home office.

Nesse espaço, colocamos uma bancada, algumas divisórias para armazenamento de documentos, gavetas, áreas para guardar livros, etc.

Na lateral direita do móvel, trabalhamos com uma proposta de serralheria um pouco mais vazada, pensando em deixar um espaço para impressora, objetos de decorações e afins. Toda a parte de serralheria utilizada nos ambientes foi feita pela Metal Design.

Já na sala de estar, desenvolvemos um painel bem integrado à proposta do home office, e na parte inferior da TV, incluímos duas gavetas em palha indiana, onde os equipamentos ficam escondidos, mas sem bloquear o sinal de frequência necessário.

Como a sala do apartamento era de uma largura bem interessante, colocamos um baú na parte de trás do sofá, com o objetivo de armazenar alguns itens que não são muito usados no dia a dia, como uma escada pequena, a árvore de natal, entre outros.

2 – Faça a utilização de espelhos em apartamento decorado

Uma peça que não pode ficar de fora da decoração de apartamentos pequenos e modernos. Considere os espelhos como aliados nesse momento.

Além de deixarem o ambiente mais luxuoso, os espelhos em um apartamento pequeno decorado têm uma função superimportante: trazer uma sensação de amplitude ao ambiente; eles fazem com que o ambiente pareça maior, evitando que a decoração fique claustrofóbica, como comentamos anteriormente.

No Lótus Residence, a arquiteta Lizandre Lorentino trouxe a proposta de um espelho na parte de trás do sofá e também nas portas do corredor, justamente para trazer essa sensação de que o ambiente é maior.

3 – Aposte nos elementos ripados

Quando se trata de decoração de interiores, um assunto que já virou tendência são os elementos ripados.

Isso porque além de proporcionarem uma estética elegante e moderna ao ambiente, eles conferem autenticidade aos cômodos em que são aplicados.

Em se tratando de decorar apartamento pequeno, os elementos ripados são a pedida certa para criar a separação dos ambientes, e foi essa a proposta que trouxemos para o apartamento decorado da Lótus Residence.

Na transferência do sofá para cozinha, apostamos no elemento ripado para criar essa separação sem perder a iluminação entre os cômodos.

Falando na cozinha, vale ressaltar que utilizamos diversas peças metálicas da Metal Design nesse cômodo.

Já quando nos direcionamos aos quartos, temos um pequeno corredor onde estão posicionadas as caixas de energia, e para que elas não aparecessem, nós trabalhamos com duas portas espelhadas e trouxemos também o detalhe do ripado.

4 – Inclua móveis multiuso no apartamento decorado

Funcionalidade, praticidade e organização são algumas das muitas vantagens de incluir móveis multiuso em um apartamento pequeno decorado, e no apartamento do Lótus Residence, isso não foi diferente.

Na cozinha, tentamos fazer o melhor aproveitamento possível dos armários, por isso os levamos até o teto, e os deixamos com uma profundidade maior.

Trabalhamos também com uma bancada de ilha; a ideia principal é que ela fosse um apoio para quem está trabalhando na churrasqueira, mas incluindo banquetas, ela acabou servindo também para quem quer realizar uma refeição rápida.

Na parte debaixo da ilha, inserimos um porta-espetos, com uma ferragem bem interessante.

Em cima da bancada, inserimos uma torre de tomadas.

Sobre essa bancada, trabalhamos com uma proposta de serralheria e um detalhe meio ripado (o mesmo detalhe que utilizamos na entrada e no home office, o que acaba criando uma identidade para o ambiente). Nesse espaço, o morador pode colocar uma louça diferente ou até mesmo aproveitar a iluminação natural da janela para deixar umas plantinhas ali.

“Uma curiosidade bem legal foi o material que nós utilizamos para as bancadas da cozinha: um granito relativamente comum, o granito cinza andorinha, porém nós utilizamos o acabamento escovado nele, e por isso ele fica com esse aspecto bem diferente que chama a atenção”, ressalta Lizandre.

A Marmoraria MS pode ser muito útil quando se trata de mármores e granitos.

Já na suíte do casal, trouxemos a cama em uma proposta de marcenaria para que pudéssemos utilizar gavetas na parte inferior, a fim de guardar sapatos, roupa de cama, entre outros. Com isso, trouxemos também um detalhe ripado para uma ventilação permanente dos itens que estão sendo guardados.

Levamos o armário até o teto, pensando em trabalhar com maleiro na parte superior. Dividimos os lados de forma igualitária, e no meio, deixamos espaço para a gaveta e também para incluir uma televisão.

Quando o assunto são móveis, conte com a Verde Vale.

5 – Pense em um layout flexível para o apartamento decorado

Para apartamentos pequenos e bem decorados, nada melhor do que apostar em um layout que seja flexível, o que pode garantir mobilidade e versatilidade aos moradores, sem contar a liberdade.

E essa foi a proposta da arquiteta Lizandre para a suíte do filho no apartamento decorado do Lótus Residence.

“Nesse ambiente, pensamos num layout um pouquinho mais flexível; temos uma escrivaninha na lateral esquerda do quarto, e ela tem a possibilidade de ser movida ou retirada para que a cama atual possa ser substituída por uma maior, se for a necessidade do morador”, destaca Lizandre.

No armário do lado direito da cama, pensamos em trabalhar com gavetas inferiores. Isso cria uma independência no uso cotidiano.

No móvel em frente a cama, onde temos o painel da TV, pensamos numa espécie de banco; na parte inferior dele, temos uma gaveta que pode ser usada como sapateira, e, em cima, colocamos alguns futons, para ser um “cantinho de leitura” do quarto.

Já no banheiro do filho, trouxemos um armário suspenso, ou seja, solto do chão, pensando que se for uma criança que utilizará esse ambiente, há a possibilidade de colocar um degrau embaixo, facilitando o uso da pia e evidenciando a questão da independência.

Extra: não esqueça da iluminação no apartamento decorado

Algo que também é capaz de deixar os ambientes com a sensação de que são maiores é um projeto de iluminação, responsável por trazer um toque acolhedor e confortável ao ambiente.

A iluminação do apartamento decorado do Lótus Residence foi pensada de uma forma bem cuidadosa. Como foi utilizado o gesso padrão da construtora, que é um gesso liso, sem nenhum detalhe de rebaixo ou iluminação indireta, trouxemos isso na iluminação.

Colocamos perfis de LED na cozinha, o que proporciona uma luz aconchegante e não agressiva ao olhar, algumas iluminações indiretas no home office, no quarto do filho e no quarto do casal.

Utilizamos também arandelas em vários locais do apartamento, que servem para iluminação ou até mesmo como um objeto de decoração.

A Topfix pode te ajudar quando o assunto é iluminação.

O que achou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe pra gente aqui nos comentários!

Moderno e sustentável, o Lótus Residence é um refúgio da vida agitada. Mais que um lugar para você morar, o Lótus foi desenvolvido para atmosfera tranquila dessa região, trazendo aconchego ao seu dia a dia. Viva bem e com conforto, próximo ao Centro da cidade, desfrutando dos benefícios que só o Lótus Residence oferece.

Saiba mais sobre o empreendimento clicando aqui!

Independente de qual empreendimento em m2 você deseja, pode solicitar a Moratta para conferir as plantas com as metragens e dar início ao seu planejamento!

×